sexta-feira, 19 de junho de 2009

2012. Um filme, técnicamente FODA!

. sexta-feira, 19 de junho de 2009



Depois de "Independence Day", "O Dia Depois de Amanhã" o diretor Roland Emmerich que adora digerir um filme de desastre, vem com mais uma novidade que estréia 13 de novembro no Brasil: "2012"!

Ta certo que os filmes, além de mirabolantes e catastróficos, são muito bem produzidos. Meteoros caindo, enchentes, O CRISTO SE DESTRUINDO! Sim, nosso cristo redentor no Rio de Janeiro em pedaços... Olha, tenho que tirar o chapéu! É por isso que eu gosto de cinema! Certamente será o ganhador do OSCAR® de melhor efeitos especiais.


Reprodução
Na imagem - O " Cristo Redentor" no Rio de Janeiro desabando.

Confira o Trailer!



Outros filmes de catástrofes


Impacto Profundo (Deep Impact, 1998)

Elijah Wood (o Frodo, de O Senhor dos Anéis) interpreta um estudante de astronomia que descobre dois cometas rumando para a órbita da Terra. Quando a informação chega ao governo americano, um plano é posto em ação para livrar o planeta do cometa maior, que causaria a extinção de toda a vida, enquanto prepara a população para enfrentar a queda da rocha menor. O enredo se desenvolve através das vidas de alguns personagens. Enquanto tentam sobreviver, uma onda gigantesca destrói a cidade de Nova York. Outra cena marcante é aquela que mostra o impacto do asteróide. Além de Elijah, Robert Duvall, Vanessa Redgrave e Morgan Freeman estão no elenco.


Armageddon (Armageddon, 1998)

Bruce Willis lidera o grupo de astronautas encarregado dividir ao meio um asteróide que ameaça cair na Terra. O melodrama fica por conta do relacionamento entre a filha do astronauta, interpretada por Liv Tyler, e um dos integrantes de sua equipe, papel de Ben Affleck. Com trilha sonora da banda Aerosmisth (cujo volcalista, Steven Tyler é o pai de Liv), o filme fez grande sucesso entre o público jovem. Novamente cabe aos americanos a benção de salvar a humanidade.

Asteróide (Asteroid, 1997)

Como o nome já sugere, uma rocha ameaça cair em nosso planeta. Ao contrário dos outros filmes citados acima, este mostra o fracasso dos esforços americanos para salvar o mundo. Diante da morte eminente, o foco recai no relacionamento entre as pessoas e na histeria de se saber que o fim do mundo está próximo.



Independence Day (Independence Day, 1996)

Roland Emmerich já tem experiência com filmes-catástrofe. Antes de O Dia Depois de Amanhã duas produções suas ficaram famosas ao transitar pela idéia de destruição: Independence Day e Godzila. O primeiro, coloca o planeta Terra em combate com ETs. Cabe ao governo americano combater as tropas extraterrestres. Repleto de efeitos especiais (que valeram uam estatueta do Oscar), tem como cena mais famosa a destruição da Casa Branca, impetrada por uma enorme nave alienígena. No elenco, Bill Pullman, Will Smith e Jeff Goldblum. O roteiro, que também é de Emmerich, recebeu muitas críticas por causa de sua visão exageradamente nacionalista.

Meteoro (Meteor, 1979)
Um asteróide colide com um cometa e desprende um pedaço de rocha que entra em rota de colisão com a Terra. No elenco, nomes como Sean Connery, Natalie Wood e Henry Fonda. Um dos primeiros filmes do gênero a focalizar no Universo o medo humano do apocalipse. Reflexos dos progressos espaciais russos e americanos.

Volcano - A Fúria (Volcano, 1999)

Em plena cidade de Los Angeles um vulcão adormecido entra em atividade. Enquanto a população tenta fugir, um esquadrão do governo tenta minimizar os estragos e controlar a destruição causada pela lava. Tommy Lee Jones é o protagonista e Anne Heche também está no elenco.



O Inferno de Dante (Dante's Peak, 1996)

Pierce Brosnan (que interpreta o James Bond nos filmes mais atuais da série) vive um vulcanólogo que aporta numa pequena cidade para estudar a atividade de um vulcão local. Linda Hamilton é a prefeita e, juntos, tentam avisar os moradores do perigo eminente. Nesta produção, maquetes da cidade foram especialmente criadas para dar uma maior impressão de destruição e acelerar a ação do enredo. O casal, juntamente com os filhos da prefeita, se concentra em sobreviver quando o vulcão finalmente entra em atividade.

O Núcleo - Missão ao Centro da Terra (The Core, 2003)

Desta vez, a catástrofe mundial se localiza em um problema na rotação da Terra. O ator Aaron Eckhart interpreta um geofísico que lidera o time de cientistas responsáveis por colocar a rotação novamente em ordem, viajando para o centro do planeta. Com Hilary Swank (de Meninos Não Choram).

Twister (Twister, 1996)

Bill Paxton e Helen Hunt interpretam dois cientistas que "caçam" furacões para estudá-los e desenvolver um mecanismo de prevenção desses fenômenos que seja eficiente. Efeitos especiais à vontade: em uma das cenas, uma vaca é alçada ao ar por um tornado.

Terremoto (Earthquake, 1974)
Terremoto atinge a cidade de Los Angeles. O foco do filme é o drama e o pânico a população. Protagonizado por Charlton Heston, tem participação da estrela Ava Gadner, já em fim de carreira.

O Destino de Poseidon (The Poseidon Adventure, 1972)

Onda gigantesca vira transatlântico que fazia cruzeiro de luxo. Os ricos tripulantes têm que sobreviver no mar. Com Gene Hackman e Shelley Winters.






Jack Cumerlato

0 comentários: